Tumor de Adrenal (ou Suprarrenal)
O que são adrenais?
Adrenais ou suprarrenais são duas glândulas endócrinas, localizadas acima dos rins. Sua função é a produção de importantes hormônios que atuam na regulação do nosso organismo, como o cortisol e adrenalina por exemplo.
Qual a importância de um nódulo de adrenal?
Muitas vezes os nódulos nas adrenais são descobertos por algum exame de imagem como ultrassonografia ou tomografia. Frente ao diagnóstico de um nódulo de adrenal, deve-se avaliar se esse nódulo pode ser um tumor, ou se ele produz algum hormônio de maneira exagerada.
Os tumores malignos de adrenais geralmente são de grande tamanho quando descobertos.
Os nódulos benignos podem produzir algum hormônio de maneira exagerada (chamado nódulo funcionante) e causar alguns sintomas específicos.

Veja o Vídeo do Dr João Ricardo sobre
Tumor Adrenal ou Suprarrenal
Como saber se o nódulo de adrenal é funcionante?
A investigação para saber se o nódulo adrenal produz algum hormônio é realizada por exames laboratoriais de sangue e urina.
Também deve-se realizar uma investigação clínica porque esses nódulos funcionantes podem gerar algumas síndromes clínicas:
- Sindrome de Cushing: produção excessiva de cortisol;
- Hiperaldosteronismo: produção excessiva de aldosterona;
- Feocromocitoma: produção excessiva de adrenalina e noradrenalina;
- Virilização: produção excessiva de andrógenos.
Qual o tratamento de nódulo adrenal?
Toda vez que o nódulo for funcionante, ou houver uma suspeita de ser maligno, o nódulo deve ser retirado através de cirurgia.
Quando o nódulo não for suspeito de ser um câncer, e não for funcionante, ele deve ser apenas acompanhado com exames laboratoriais e de imagem.
Como é realizada a cirurgia para nódulo adrenal?
Essa cirurgia é realizada principalmente por técnica minimamente invasiva: por laparoscopia ou por cirurgia robótica. A cirurgia aberta geralmente é indicada para casos mais complexos e tumores de grande tamanho.