Câncer de Bexiga
O que é Câncer de Bexiga?
Tumor de bexiga é crescimento de um tecido anormal (tumor) dentro da bexiga. É o segundo tumor urológico mais frequente e o nono câncer mais frequente no mundo. Geralmente sua incidência acontece após 60 anos.
Quais são os fatores de risco para Tumor de Bexiga?
O tabagismo é o principal fator de risco. Mas há outros como: irritação crônica da bexiga por cálculos ou cateter, infecções crônicas, exposição ocupacional a alguns produtos presentes em tintas, corantes, produtos derivados de petróleo.
Quais são os sinais de sintomas do câncer na bexiga?
Os principais sintomas são: sangramento urinário, aumento da frequência urinária, as vezes com dor e urgência para ir ao banheiro. Tumores mais avançados podem causar perda de peso, dor lombar, e sensação de caroço no abdome.
Como se faz o diagnostico de tumor vesical (bexiga)?
O exame de urina pode sugerir a presença de tumor. Exames de imagem como ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética podem mostrar a presença de uma lesão sugestiva. Mas o diagnóstico definitivo é realizado com um exame de endoscopia da bexiga, chamado cistoscopia, e retirado de um fragmento do tumor para analise laboratorial.

Como é o tratamento do tumor de bexiga?
Inicialmente deve-se realizar uma raspagem do tumor, que é feito através da uretra. Essa raspagem vai dar o diagnóstico, bem como identificar a profundidade do tumor, se ele esta somente superficial, ou se já invadiu a parede da bexiga. Esse é o tratamento inicial e já indica qual é o estágio local do tumor.
Dependendo do estágio local do tumor e do grau de agressividade do câncer, é que vai se decidir o acompanhamento ou mesmo o tratamento definitivo.

Como é feito o tratamento do tumor de rim?
- Tumores superficiais e com baixo grau de agressividade serão somente acompanhados.
- Tumores superficiais e de alto grau de agressividade podem necessitar de nova raspagem da bexiga e a instilação de algum medicamento dentro da bexiga como quimioterapia intravesical, ou um medicamento chamado onco BCG, que serve para diminuir a chance de recidiva do tumor.
- Tumores profundos: quando o tumor já invadiu a musculatura da bexiga, ele já tem uma alta capacidade de gerar metástases. Nesses casos é necessária a retirada de toda a bexiga. Alternativamente, em pacientes selecionados, especialmente sem condições de cirurgia, pode ser realizada quimioterapia e radioterapia.
Como prevenir contra câncer de bexiga?
A principal medida é parar de fumar. Além disso, beber bastante líquido, ter alimentação saudável e praticar atividades físicas.