Câncer de Pênis

O que é o Câncer de Pênis

O tumor de pênis é um tumor raro, que atinge geralmente homens acima de 60 anos, mas que pode ocorrer em mais jovens.

Quais são os fatores risco para neoplasia peniana?

Os principais fatores de risco são fimose (não exposição da glande), o que dificulta a higiene local, infecção por HPV (papiloma vírus humano) e tabagismo.

Câncer de Pênis: como prevenir?

A principal medida para prevenir o câncer de pênis é a higiene local. Portanto, todos os dias, na hora do banho, expor bem a glande e lavar o pênis com água e sabonete. Além disso, sempre lavar o pênis após a relação sexual ou masturbação.

Caso não consiga expor a glande para lavar, deve-se consultar um urologista para avaliar a necessidade de cirurgia de fimose. Outra medida muito importante é a utilização de preservativos, para tentar diminuir a chance de infecção por HPV.

Quais são os sintomas e como se faz o diagnóstico do tumor de pênis?

O câncer de pênis começa com uma lesão, que parece uma verruga ou mesmo uma úlcera, que pode aparecer no prepúcio

(a pele que cobre a glande), na glande ou mesmo no corpo do pênis.

Quando há uma lesão suspeita, deve-se fazer uma biópsia para confirmação diagnóstica. Quanto mais precoce o diagnóstico, menos agressivo fica e tratamento, e maiores são as chances de cura.

Como é feito o tratamento do câncer de pênis?

O tratamento deve ser feito pela retirada do tumor. As vezes a retirada do prepúcio pode solucionar o problema. Mas há casos em que necessita realizar a amputação do pênis parcial ou totalmente. Tudo depende do estágio que o tumor se encontra.

Algumas vezes é necessário realizar a retirada os gânglios (linfonodos) da região inguinal. Bem como algumas vezes é preciso recorrer a tratamento complementar como quimioterapia e radioterapia.