Cirurgia Robótica

O que é cirurgia robótica?

Cirurgia robótica é uma cirurgia minimamente invasiva, sendo considerada uma evolução da cirurgia laparoscópica. Na verdade é uma cirurgia laparoscópica onde o cirurgião realiza com o auxílio de um robô. A cirurgia robótica é importante para operar Câncer de Próstata, Câncer de Rim é Câncer de Bexiga.

Como é realizada a cirurgia robótica?

O robô não opera sozinho! O cirurgião controla completamente o robô, fazendo movimentos a partir de uma mesa de controle, chamada de console, que fica ao lado do paciente. Os instrumentos do robô acessam a área a ser operada através de pequenos orifícios, geralmente menores que 1 centímetro. Um auxiliar fica junto ao paciente para ajudar o cirurgião durante o procedimento.

A cirurgia robótica é segura?

Sim, o robô, além de filtrar tremores, tem mecanismos de segurança. Se o cirurgião, por exemplo, tirar a cabeça do console, o robô trava os movimentos das pinças imediatamente.

Quais são as vantagens da cirurgia robótica?

Por ser um método menos invasivo, a cirurgia robótica está associada a menor sangramento, redução da dor pós-operatória, menor tempo de internação e recuperação mais rápida.
O robô permite que o cirurgião tenha uma visão melhor, em 3D, e ampliada, que permite maior precisão, especialmente em locais de difícil acesso. Também permite que o cirurgião trabalhe com melhor ergonomia, em posição sentada, o que auxilia em cirurgias longas.
Os braços do robô são articulados, com pinças delicadas, que permitem livre movimentação, como se fosse a mão do cirurgião, sendo que os movimentos são bem intuitivos. Tudo isso permite uma cirurgia com mais segurança e precisão.