Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

O que é Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)?

É o aumento benigno da próstata. Essa é uma alteração muito frequente, que acontece com o envelhecimento masculino, e pode causar dificuldade miccional. Importante ressaltar que a HPB não é câncer.

Quais são os sintomas causados pela HPB?

O sintoma principal é dificuldade de urinar. Como a próstata situa-se ao redor da uretra, o seu crescimento pode gerar compressão uretral, levando a essa dificuldade. E essa dificuldade geralmente é sentida como jato urinário fraco e intermitente, esforço para iniciar e manter o fluxo de urina, sensação de não esvaziamento da bexiga após urinar, nictúria (que acordar a noite para urinar), urgência para ir ao banheiro e incontinência urinária.

Como é feito o diagnóstico da Hiperplasia Prostática Benigna?

O diagnóstico é realizado através da avaliação dos sintomas, do exame físico (pelo Toque Retal), de exames laboratoriais como PSA (antígeno prostático específico), avaliação da função renal e exame de urina. Pode-se também realizar exames de imagens como Ultrassonografia e Ressonância Magnética da próstata. É muito frequente também a solicitação de avaliação do fluxo urinário através de exames chamados Fluxometria e Estudo Urodinâmico.

Veja o Vídeo do Dr João Ricardo sobre a Hiperplasia Prostática Benigna

Quais são os sintomas do tumor de rim?

O tumor renal costuma ser assintomático no início. Os principais sintomas são: sangramento urinário, dor lombar ou abdominal, e um caroço palpável na parte superior do abdome.

Como é feito o diagnóstico do câncer renal?

A maioria dos tumores renais são descobertos por acaso, através de exames de imagem como ultrassonografia ou tomografia realizados pós outro motivo. Quando há alguma suspeita por sintomas, deve-se solicitar uma tomografia ou ressonância magnética do abdome para confirmar.